Secções
Entrar

Costa exonera secretária de Estado das Migrações

Diogo Barreto 02 de maio de 2022 às 16:21

Sara Abrantes Guerreiro pediu a António Costa para abandonar a pasta. Marcelo garante que não está relacionado com o caso de acolhimento de refugiados na Câmara de Setúbal.

Isabel Almeida Rodrigues vai tomar posse esta tarde como nova secretária de Estado das Migrações. Sara Guerreiro, que detinha o cargo, pediu a António Costa para ser exonerada, segundo nota da Presidência da República.

Em declarações a partir do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que a demissão se deve a "motivos pessoais de força maior", negando que esteja relacionado com o caso do acolhimento de refugiados ucranianos na Câmara Municipal de Setúbal. Fonte do executivo adiantou à agência Lusa que esta substituição no Governo "ocorre a pedido da própria" Sara Abrantes Guerreiro "e por motivo de doença".

"Foi uma substituição imediata porque, como o senhor primeiro-ministro [António Costa], aliás, me fez saber, e eu percebi, é um pelouro hoje muito importante, ainda mais importante do que nunca, por causa dos refugiados vindos da Ucrânia. Portanto, houve que proceder imediatamente à assinatura da exoneração e à assinatura da nomeação", disse ainda o Preisdente da República.

MANUEL FERNANDO ARAUJO / LUSA

Isabel Rodrigues, de 57 anos, é deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores e está na Assembleia da República desde 2019. É advogada e foi coordenadora da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias.

No XXIII Governo Constitucional, o terceiro liderado por António Costa, a secretária de Estado da Igualdade e das Migrações é tutelada pela ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Sara Guerreiro, de 47 anos, é advogada, assessora jurídica, consultora internacional e formadora, segundo o seu perfil na página do Governo. Foi assessora do Ministro de Estado e da Administração Interna, da Secretária de Estado da Modernização Administrativa e do Subsecretário de Estado da Administração Interna do XVII Governo Constitucional.

Foi ainda oficial da Marinha Portuguesa entre 1998 e 2004 e trabalhou em missões humanitárias nos Estados Unidos, na Guiné-Bissau e em Timor-Leste.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela