Secções
Entrar

Costa e Jerónimo reuniram-se para discutir OE2019

04 de julho de 2018 às 09:41

As mesmas fontes rejeitaram adiantar quaisquer pormenores sobre o resultado do encontro.

A reunião formal de topo entre Governo socialista e PCP para arranque das negociações para o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) realizou-se na terça-feira, no Terreiro do Paço, Lisboa, disseram à Lusa fontes ligadas ao processo.

1 de 3
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media
Foto: Lusa/Cofina Media

As mesmas fontes rejeitaram adiantar quaisquer pormenores sobre o resultado do encontro, terça-feira à tarde.

A reunião entre as partes aconteceu num dia em que o primeiro-ministro, António Costa, durante as jornadas parlamentares do PS no Alentejo, afirmou que quer manter os parceiros de solução governativa, mas avisou que o último ano de legislatura não pode ser eleitoralista, já depois de o líder parlamentar do PS, Carlos César, ter apelado ao sentido de responsabilidade do BE, PCP e PEV.

O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, também terça-feira, manteve as duras críticas às alterações à lei laboral preconizadas pelo executivo, bem como à crescente convergência com PSD e CDS-PP por parte dos socialistas, desejando a manutenção do rumo traçado em 2015, apesar de nunca se ter verificado o "rompimento com a política de direita".

Os trabalhos entre Governo e PCP, nas instalações provisórias do chefe do executivo do Terreiro do Paço, enquanto a residência oficial de São Bento está em remodelação, contaram com a presença do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, além da do primeiro-ministro e do líder comunista e do presidente do grupo parlamentar do PCP, entre outros elementos, segundo fontes parlamentares.

Dirigentes do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) reúnem-se quarta-feira, pelas 11:30, com António Costa e outros membros do executivo, no mesmo sentido, já depois de a líder do BE, Catarina Martins, e restante comitiva terem sido recebidos há 15 dias, à semelhança do passado, embora continuem a realizar-se a um ritmo quase semanal reuniões sectoriais no parlamento.

O PCP é um dos três partidos, juntamente com BE e PEV, que assinou posições conjuntas com o PS permitindo, em Novembro de 2015, a viabilização do Governo minoritário socialista.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela