Costa aumentou popularidade após aumento de casos de covid-19
Nem o pico de casos e mortes na terceira vaga, que colocou Portugal como líder mundial em janeiro, abalou a confiança no primeiro-ministro. Marcelo também regista novo pico de popularidade. Ventura é visto como a principal figura da oposição do Governo, a par com Rui Rio.
O país viveu dois meses aflitivos no que diz respeito à pandemia, mas o primeiro-ministro mantém os níveis de popularidade após o pico de casos de covid-19. De acordo com obarómetro da Aximage para DN/JN/TSF, 56% dos portugueses dão nota positiva à resposta de António Costa, mais um ponto percentual do que há dois meses, após ver Portugal ser líder mundial de casos e mortes.
A sondagem dá ainda um novo pico de popularidade a Marcelo Rebelo de Sousa, com 68% dos portugueses a considerarem que a atuação do Presidente da República reeleito foi positiva nos últimos dois meses. O barómetro revela ainda que 56% das pessoas ficou descontente com a gestão política da pandemia e que não tomou as medidas necessárias para prevenir uma terceira vaga.
Do outro lado do espectro político, André Ventura é agora considerado, a par com Rui Rio, a principal figura de oposição ao Governo. Ambos registam 33% da preferência de oposição dos portugueses, com o líder social-democrata a descer ligeiramente e o deputado único do Chega a subir quatro pontos percentuais.
Edições do Dia
Boas leituras!