Secções
Entrar

Coronavírus: hotéis de Óbidos disponíveis para acolher idosos dos lares do concelho

30 de março de 2020 às 13:57

Em caso de necessidade, e por indicação das autoridades de saúde, os idosos a residir nos lares de terceira idade do concelho de Óbidos poderão ser transferidos para as unidades hoteleiras.

Várias unidades hoteleiras do concelho de Óbidos estão a disponibilizar as instalações para acolher os idosos que se encontram em lares, divulgou hoje a câmara do distrito de Leiria.

Em caso de necessidade, e por indicação das autoridades de saúde, os idosos a residir nos lares de terceira idade do concelho de Óbidos poderão ser transferidos para as unidades hoteleiras, que "por enquanto vão ficar como uma bolsa preparada para avançar", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques.

A mais recente unidade do Grupo Pestana, a Pousada Vila de Óbidos, e os hotéis The Literary Man, em Óbidos, e Rio do Prado, no Arelho, são, numa primeira fase, as unidades disponíveis.

A medida decorre de uma reunião do executivo com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho (IPSS), na qual "foram partilhadas algumas preocupações e encontradas algumas soluções de compromisso" relativas à pandemia da covid-19.

"Os responsáveis pelas IPSS ficaram mais tranquilos e perceberam que o município, a Proteção Civil municipal e a delegada de saúde estão a reunir esforços para que se consiga dar uma resposta favorável em caso de necessidade e de emergência", afirmou Humberto Marques, citado numa nota de imprensa.

A medida tem também como objetivo "tranquilizar as famílias e os próprios utentes", acrescentou.

"A solidariedade dos operadores turísticos junta-se à disponibilização das instalações do Campo Aventura (no Olho Marinho) para instalação de um Hospital de Campanha com capacidade para mais de 100 pessoas", segundo o autarca.

Em resposta a uma solicitação do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos (CRCOM), o município de Óbidos tem também disponíveis vários alojamentos, devidamente equipados, para acolher médicos que necessitem de alojamento durante a pandemia da covid-19.

Trata-se das Residências Criativas Josefa de Óbidos e André Reinoso, localizadas na Vila de Óbidos, da Casa da Canastra, na localidade do Pinhal de Óbidos, e do apartamento do Estádio Municipal.

A paróquia disponibilizou também a sua habitação paroquial, com sede em Amoreira.

Estes alojamentos "serão utilizados em caso de necessidade e por pedido expresso das autoridades de saúde", divulgou a câmara, em comunicado.

No concelho de Óbidos foi apenas confirmado um caso de infeção pela novo coronavírus, de acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim).

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 727 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 35 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 140 mortes, mais 21 do que na véspera (+17,6%), e 6.408 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 446 em relação a domingo (+7,5%).

Dos infetados, 571 estão internados, 164 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

O país, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela