Secções
Entrar

Coronavírus-19: Suspensa atividade nos tribunais de Lousada e Felgueiras

09 de março de 2020 às 22:41

A decisão "durará até que seja levantada pelas autoridades de saúde a medida de encerramento das instituições públicas" nos concelhos.

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) determinou, esta segunda-feira, a suspensão da atividade das secretarias dos tribunais de Lousada e de Felgueiras, devido ao surto de coronavírus que afeta estes dois concelhos do distrito do Porto.

"Determino a suspensão da atividade das secretarias dos núcleos de Lousada (juízo de execução, juízo local cível, juízo local criminal, unidade central e serviços do Ministério Público) e de Felgueiras (juízo local cível, juízo local criminal, unidade central e serviços do Ministério Público) do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este", refere um despacho da DGAJ.

A decisão, publicada na página na internet da DGAJ, "durará até que seja levantada pelas autoridades de saúde a medida de encerramento das instituições públicas naqueles concelhos".

O despacho, assinado pela diretora-geral da DGAJ, Isabel Matos Namora, explica que nos últimos dias tem-se "verificado um aumento significativo do número de casos confirmados de infetados pelo Covid-19 em Portugal", acrescentando que "nos concelhos de Felgueiras e Lousada se concentram um número elevado de casos de infeção".

Esta situação, refere o despacho, levou a Direção-Geral da Saúde "a adotar medidas extraordinárias, designadamente o encerramento de todas as escolas e instituições, como ginásios, piscinas ou cinemas, além de desaconselhar deslocações desnecessárias e a participação em reuniões com elevado número de pessoas a quem resida nestes concelhos".

Nesse sentido, a DGAJ recorda "que os tribunais são espaços com grande afluência de público, nos quais se realizam diligências que implicam a participação de um elevado número de pessoas em espaço fechado", razão pela qual determinou a suspensão da atividade nos tribunais destes dois concelhos.

O despacho ordena também que "sejam identificados os funcionários necessários para, durante esse período [de suspensão], garantir o cumprimento do serviço urgente (...) ou outro considerado necessário pelos órgãos de gestão da comarca".

Além disso, a DGAJ determina "a identificação do número de computadores necessários para que possa ser assegurado o trabalho à distância", sublinhando que "providenciará pela disponibilização dos equipamentos e pelos pedidos de acesso remoto junto do Instituto de Gestão Financeira e de Equipamentos da Justiça".

Em Portugal há 39 pessoas com Covid-19, mais nove do que no domingo. A maioria dos casos está na região Norte, "foco mais ativo" da infeção e que está ligado a um doente proveniente de Itália, país fora da China, onde começou a epidemia, mais afetado.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos.

Cerca de 110 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, mas mais de 62 mil já recuperaram.

A Itália tornou-se no país mais afetado fora da China, com 463 mortos e mais de 7.900 contaminados, estando cerca de 16 milhões de pessoas em quarentena no Norte do país.

O novo coronavírus é uma família de vírus que pode provocar infeções respiratórias, como pneumonia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela