Secções
Entrar

Montenegro: “É minha decisão não ter membros do Governo na Comissão Permanente"

Rita Rato Nunes 19 de outubro de 2024 às 20:43

Primeiro-ministro confirmou mudança na direção do partido. Quatro governantes passam a vogais e Leonor Beleza é a escolha de Montenegro para primeira vice-presidente. Miguel Albuquerque é recandidato à presidência da mesa do Congresso.

"É minha decisão não ter membros do Governo na Comissão Permanente. Não há vantagem em duplicar o núcleo do Governo no núcleo do partido". Luís Montenegro apresentou, nesta tarde de sábado, no 42.º Congresso do PSD, em Braga, a sua proposta para a próxima direção do partido. Confirmou-se a expetativa: os quatro governantes que ocupavam os lugares de "vices" (Paulo Rangel, António Leitão Amaro, Miguel Pinto Luz e Margarida Balseiro Lopes) recuam para vogais. Leonor Beleza passa a ser a número dois de Montenegro, preenchendo a posição do ministro dos Negócios Estrangeiros. 

Os restantes vice-presidentes propostos são: Rui Rocha, Lucinda Damaso, Alexandre Poço, Inês Palma Ramalho (a única que se mantém) e Carlos Coelho. 

Hugo Soares volta a ser proposto por Montenegro para secretário-geral do partido. E a mesa do congresso também é para continuar: o presidente regional da Madeira, Miguel Albuquerque - acusado de corrupção e a ameaçar o partido com um voto contra no Orçamento do Estado para 2025 dos três deputados madeirenses - acabou a receber um novo voto de confiança do presidente "laranja". E a forma como tem conduzido os trabalho até mereceu rasgados elogios de Montenegro. 

Os vogais serão: Filomena Sintra, Germana Rocha, Helena Teodósio, Pedro Reis, Fermelinda Carvalho, Joaquim Miranda Sarmento, António Leitão Amaro, Miguel Pinto Luz, Margarida Balseiro Lopes e Paulo Rangel. À frente do Conselho de Jurisdição, Montenegro quer ver a ministra da Saúde, Ana Paula Martins. 

Luís Montenegro considerou ainda que as mudanças nos órgãos internos do partido são um "sinal de humildade, de espírito de equipa", "um movimento que não é comum", e destacou a "primeira vez que é feita uma lista totalmente paritária". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela