Secções
Entrar

Condenados os três detidos com 600 kg de cocaína num veleiro nos Açores

11 de janeiro de 2021 às 14:17

Os três homens de "nacionalidades montenegrina, croata e inglesa, juntaram a sua contribuição a um grupo que se dedica à importação e transporte para a Europa de cocaína".

Os três homens detidos em maio de 2019 com cerca de 600 quilos de cocaína a bordo de um veleiro, na ilha do Faial, Açores, foram condenados a penas entre os nove e os 10 anos de prisão.

De acordo com a informação disponibilizada na página da Internet da Procuradoria da República da Comarca dos Açores, hoje consultada pela agência Lusa, o Tribunal Central Cível e Criminal de Angra do Heroísmo "deu como provado" que os três homens de "nacionalidades montenegrina, croata e inglesa, juntaram a sua contribuição a um grupo que se dedica à importação e transporte para a Europa de cocaína".

"E, mediante aquilo que lhes foi destinado, organizado e comandado", os três arguidos "transportaram, em pleno oceano", num veleiro, cerca de 600 quilos de cocaína.

Os três homens acabariam por ser intercetados na ilha do Faial.

De acordo com a Procuradoria da República da Comarca dos Açores, a droga apreendida no veleiro seria "para entrega final, aos membros da mencionada organização".

Os arguidos aguardam o trânsito em julgado da decisão em prisão preventiva, adianta ainda o texto.

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público da Horta, Faial, do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) dos Açores, coadjuvado pela Polícia Judiciária (Departamento de Investigação Criminal dos Açores).

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu em maio de 2019 cerca de 600 quilos de cocaína e deteve três homens na sequência de buscas a uma embarcação procedente das Caraíbas, na marina da Horta, na ilha do Faial.

Segundo disse a PJ na altura, as buscas ao veleiro resultaram de uma investigação internacional, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores) e pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.

A investigação contou com o apoio do Maritime Analysis and Operations Centre – Norcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa, e das autoridades espanholas, francesas, italianas e montenegrinas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela