Secções
Entrar

Comissário europeu insiste na revisão da lei laboral em Portugal

02 de março de 2018 às 13:38

Valdis Dombrovskis reiterou esta sexta-feira uma revisão da lei laboral portuguesa para promover a contratação de trabalhadores com contratos sem termo.

O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, reiterou hoje que Portugal deve rever a legislação laboral para promover a contratação de trabalhadores com contratos sem termo, em resposta às críticas do BE e do PCP.

1 de 5
Foto: D.R.
Foto: D.R.
Foto: D.R.
Foto: D.R.
Foto: D.R.

Numa audição na Assembleia da República, a deputada bloquista Isabel Pires e a deputada comunista Paula Santos apontaram o dedo às exigências de reformas estruturais da Comissão Europeia, nomeadamente no mercado de trabalho, considerando que durante o período da 'troika' trouxeram desemprego, pobreza e maior exploração aos portugueses.

Na resposta às deputadas, Valdis Dombrovskis disse que iria citar apenas a recomendação feita pela Comissão Europeia em maio do ano passado: "Promover a contratação de trabalhadores com contratos de duração indeterminada, nomeadamente mediante a revisão do quadro jurídico", reiterou.

"Claro que o nosso objectivo é garantir que há mais contratos por tempo indeterminado na economia [portuguesa] e que também vemos a percentagem elevada de contratos temporários como uma preocupação", afirmou o vice-presidente.

É nesse sentido que a Comissão recomenda que Portugal olhe para o enquadramento legal, que "evita que as empresas contratem a tempo indeterminado", afirmou Dombrovskis.

Outras recomendações de reformas estruturais feitas a Portugal são a redução da burocracia e o aumento da eficácia na colecta de impostos, disse, acrescentando que o país deve continuar o ajustamento estrutural no sentido do Objectivo de Médio Prazo (de um saldo estrutural de 0,25%), e utilizar os "ganhos inesperados" para reduzir a dívida pública.

Na sua intervenção inicial, o responsável europeu afirmou que, no geral, "Portugal fez progressos" relativamente às recomendações propostas e destacou o "desenvolvimento económico positivo" do país.

O vice-presidente disse ainda que a melhoria da economia portuguesa "tem por base reformas" que foram implementadas por Portugal, o que também aconteceu na Irlanda e em Espanha.

O aprofundamento da União Económica e Monetária foi outro dos temas em debate na comissão desta manhã, nomeadamente a criação de um fundo de garantia de depósitos, uma preocupação apresentada pelos deputados do PSD e do CDS-PP, bem como o próximo orçamento da União Europeia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela