Secções
Entrar

Celtejo afirma que é "totalmente alheia" à poluição do Tejo

27 de janeiro de 2018 às 17:32

A Celtejo, fábrica de pasta de papel da Altri, em Vila Velha de Ródão, disse hoje que é "totalmente alheia" aos recentes fenómenos de poluição no rio Tejo e adianta que "cumpre escrupulosamente" a regulamentação ambiental nacional.

ACeltejo, fábrica de pasta de papel daAltri, em Vila Velha de Ródão, disse hoje que é "totalmente alheia" aos recentes fenómenos de poluição no rio Tejo e adianta que "cumpre escrupulosamente" a regulamentação ambiental nacional.

"ACeltejoé totalmente alheia aos mais recentes fenómenos de poluição no Rio Tejo, desconhecendo, em absoluto, as suas causas", refere a empresa, num comunicado enviado à agência Lusa.

O foco de poluição que se verifica no rio Tejo desde quarta-feira, na zona de Abrantes, levou hoje à realização de acções de inspecção extraordinárias em Abrantes e Mação, estando ainda por identificar a origem do problema.

Fonte oficial do Ministério do Ambiente admitiu que "não está identificada a origem da poluição" e indicou que a Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) realizou hoje "duas acções inspectavas extraordinárias emETAR'sde Abrantes e Mação", mas os resultados das análises "só serão conhecidos dentro de alguns dias".

A empresa de Vila Velha de Ródão adianta que as espumas que surgem em Abrantes, como também em Toledo e em outras partes do rio, nunca poderiam ter origem nos efluentes daCeltejo, pelo que urge perceber qual a sua origem e colocar-lhe termo.

"ACeltejo, como reiteradamente já afirmou, e todas as autoridades comprovam, cumpre escrupulosamente os limites e parâmetros das diversas licenças de que é titular, bem como toda a regulamentação ambiental nacional e europeia aplicável à sua actividade", lê-se na nota.

A empresa adianta que ao longo de 50 anos tem vindo a realizar grandes investimentos, que têm contribuído para uma melhoria permanente da sua performance ambiental e destaca a instalação da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), dotada de tecnologia de ponta mundial que entrou em funcionamento em Outubro de 2017.

Por último, a empresa lança um apelo às autoridades competentes para que, com a maior celeridade possível, esclareçam a opinião pública sobre os motivos que estão na génese desta situação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela