Secções
Entrar

CDU quer um por cento do orçamento para Cultura

15 de setembro de 2019 às 15:02

Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, juntou-se a centenas de turistas na visita ao Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

Jerónimo de Sousa juntou-se hoje a centenas de turistas na visita ao Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, e, como líder do PCP, defendeu um por cento do orçamento para a Cultura.

Durante quase uma hora, Jerónimo e outros candidatos da CDU visitaram uma parte do museu, ouviu as explicações sobre as três múmias do Egito existentes no local e viu várias peças encontradas no seu concelho, Loures, num percurso que também o levou à sala sobre as religiões lusitanas.

"É, de facto, uma lição e simultaneamente uma aula", descreveu o líder comunista, em declarações aos jornalistas, à porta do museu.

A três semanas das eleições legislativas, Jerónimo de Sousa prometeu bater-se por uma "proposta estrutural de reforço das verbas para a Cultura" para que esta área tenha um por cento do Orçamento do Estado.

"Com o reforço da verba orçamental, podemos não conseguir dar as respostas todas, mas encontraremos as respostas mais urgentes para a cultura, para o nosso património, para os museus", disse.

Jerónimo de Sousa recordou ainda que, no anterior governo PSD-CDS, foram cortadas verbas para a cultura e que foi "nesta nova fase da vida política nacional", uma medida com o apoio do PCP, que se retomou "o princípio da gratuidade da visita aos museus aos domingos e feriados".

Os comunistas estão também preocupados com a necessidade de pessoal dos museus, à medida que os profissionais mais velhos, com mais conhecimentos e memória, forem saindo para a reforça.

E porque estava à porta de um museu, o secretário-geral comunista voltou a criticar a eventual criação de um museu sobre Salazar, em Santa Comba Dão, Viseu, considerando tratar-se de uma "ofensa a quem lutou" contra a ditadura.

"Quisemos significar com esta visita valorizar tanto os avanços alcançados nesta nova fase da vida política nacional e continuar a nossa intervenção e a nossa proposta" para os problemas na cultura, afirmou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela