Secções
Entrar

CDS usa Marcelo para atacar ministra em alegado atraso na ala pediátrica do hospital do Porto

15 de janeiro de 2019 às 19:43

Presidente afirmou que "há condições para a obra poder arrancar até ao fim do ano" e Marta Temido disse ser possível "o lançamento da obra no início do ano que vem".

O CDS-PP usou, esta terça-feira, declarações do Presidente da República para criticar e perguntar à ministra da Saúde os motivos para "ter atrasado novamente" o lançamento das obras na ala pediátrica doHospital de São João, no Porto.

Na pergunta, assinada pela deputada Isabel Galriça Neto, destinada ao Ministério da Saúde, entregue através do parlamento, o CDS questiona uma alegada contradição no calendário de obras entre o que disse o Presidente da República, no dia de Natal, e o que disseMarta Temidona segunda-feira, em entrevista àAntena 1.

Em 25 de dezembro,Marcelo Rebelo de Sousaafirmou que "há condições para a obra poder arrancar até ao fim do ano" e na segunda-feira a governante disse à rádio pública ser possível "o lançamento da obra no início do ano que vem".

Na pergunta, a que aLusateve acesso, os centristas querem saber o motivo para Marta Temido "ter atrasado, novamente, o arranque da obra" e quais são agora "os calendários precisos para todo o processo inerente a esta obra".

E termina a questionar se, dado que o Presidente da República se tem "empenhado publicamente na construção da ala pediátrica do Hospital de São João e afirmou publicamente haver condições para a obra poder arrancar até ao fim do ano", deu "conhecimento prévio" a Marcelo Rebelo de Sousa "de mais este adiamento".

O Hospital de São João tem há 10 anos um projeto para construir uma ala pediátrica, mas desde então o serviço tem sido prestado em contentores.

Em janeiro de 2017, o Ministério da Saúde aprovou a construção da ala pediátrica, anunciando um investimento de cerca de 20 milhões de euros.

O parlamento aprovou a 27 de novembro, por unanimidade, a proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado para 2019, de forma a prever o ajuste direto para a construção da Ala Pediátrica, cuja obra o diretor clínico do São João prevê arrancar em 2019 e concluir em 2021.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela