Secções
Entrar

Caso das Gémeas: Comissão de inquérito retoma trabalhos com audição do ex-cônsul-geral em São Paulo

Lusa 13 de setembro de 2024 às 07:30

Para esta sexta-feira estava prevista também a audição de Jamila Madeira, que era secretária de Estado Adjunta e da Saúde na altura em que as crianças foram tratadas, mas o CDS-PP prescindiu desta audição.

A comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras retoma esta sexta-feira os seus trabalhos, após a pausa do parlamento para férias, com a audição do ex-cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento.

A audição do atual embaixador de Portugal na China vai decorrer por videoconferência.

Para esta sexta-feira estava prevista também a audição de Jamila Madeira, que era secretária de Estado Adjunta e da Saúde na altura em que as crianças foram tratadas, mas o CDS-PP prescindiu desta audição. O requerimento ainda será votado pela comissão, mas a audição já não conta da agenda da comissão para hoje.

Na reunião desta sexta-feira, os deputados vão também discutir e votar um requerimento do Chega para a audição de Eva Falcão, ex-chefe de gabinete da ministra da Saúde Marta Temido, e para a comissão pedir o depoimento por escrito de Patrícia Melo e Castro, ex-assessora do gabinete do primeiro-ministro.

A comissão de inquérito vai apreciar igualmente o pedido da antiga secretária do ex-secretário de Estado Adjunto e da Saúde António Lacerda Sales para que a sua audição, na próxima sexta-feira.

No requerimento a que a Lusa teve acesso, Carla Silva suscita o pedido com a manutenção da sua "privacidade e salvaguarda de direitos fundamentais, nomeadamente a sua integridade moral e liberdade de expressão", e pede também que lhe seja aplicado o regime de proteção de testemunhas.

Na reunião de hoje, a comissão vai votar o pedido do PS para que seja junto ao acervo documental a edição de março de 2020 da publicação "Câmara Portuguesa em Revista", e um requerimento do PSD a sugerir a ordem das audições que ainda não estão marcadas.

Duas dessas audições são as do pai das gémeas e da mulher de Nuno Rebelo de Sousa, filho do Presidente da República, uma vez que a comissão não conseguiu uma resposta por parte destes dois intervenientes no caso.

No domingo, o presidente da comissão de inquérito ao caso das gémeas, o deputado do Chega Rui Paulo Sousa, disse à Lusa que a comissão vai pedir à Justiça que envie cartas rogatórias a Samir Assad e Juliana Drummond.

Nas próximas semanas, a comissão de inquérito vai ouvir também o anterior presidente da Assembleia da República, e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, os antigos ministros da Saúde Marta Temido e Manuel Pizarro e a antiga ministra da Justiça Francisca Van Dunem, o presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), e Mário Pinto, ex-assessor da Presidência da República para a área da saúde.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela