Secções
Entrar

Câmara de Famalicão tem 350 empregos para trabalhadores da Ricon

05 de fevereiro de 2018 às 14:17

A Câmara de Famalicão tem uma "bolsa de disponibilidade imediata" de 350 empregos para os trabalhadores da Ricon, manifestada por cerca de duas dezenas de empresas do concelho, grande parte do sector têxtil

A Câmara de Famalicão tem uma "bolsa de disponibilidade imediata" de 350 empregos para os trabalhadores da Ricon, manifestada à autarquia por cerca de duas dezenas de empresas do concelho, grande parte do sector têxtil, anunciou hoje o município.

1 de 3
Foto: José Coelho/Lusa
Foto: José Coelho/Lusa
Foto: José Coelho/Lusa

Em comunicado, o município acrescenta que só a Coindu, empresa de capital alemão instalada na vila de Joane direccionada para a produção de componentes têxteis para a indústria automóvel, tem "abertas as portas" para a contratação de 100 costureiras.

"A Riopele é outro exemplo de uma empresa a necessitar de mão-de-obra do sector, com 58 empregos disponíveis", lê-se ainda no comunicado.

A bolsa também já conta com os contributos da Malhinter e da Scoop, que precisam, no conjunto, de preencher 35 novos postos de trabalho para a sua confecção.

Mas há também exemplos de empresas de outros sectores com necessidades ao nível dos recursos humanos que podem vir a absorver algumas das pessoas que se viram confrontadas com o desemprego na sequência do encerramento da Ricon.

É o caso da Primor, empresa do ramo agroalimentar, que deu conhecimento à câmara municipal da necessidade de preenchimento de 46 novos postos de trabalho, 40 dos quais indiferenciados.

Com cerca de 800 trabalhadores, o grupo Ricon, detentor das lojas Gant em Portugal, entrou em insolvência e as assembleias de credores têm apontado todas no sentido da liquidação.

O município decidiu abrir uma linha de apoio destinada aos trabalhadores da Ricon e tem registado uma "verdadeira chuva de empregos".

"Fomos contactados por um conjunto de empresários famalicenses que nos manifestaram as disponibilidades que têm ao nível de recursos humanos e fomos também ao encontro de outros onde suspeitávamos da existência de necessidades a este nível", refere o presidente da câmara, Paulo Cunha, citado no comunicado.

Acrescentou que o processo não está encerrado e que "é muito provável que nos próximos dias esta bolsa de disponibilidades de emprego cresça ainda mais".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela