Bombeiro ferido com gravidade em São Pedro do Sul
Ferido foi levado de urgência para o Hospital para o Hospital de Viseu de helicóptero. Hoje estão 23 concelhos em alerta máximo
Um bombeiro foi ontem levado de urgência para o Hospital de Viseu depois de estar a combater o fogo na serra da Arada, em Viseu, fogo que já consumiu várias habtações. Cerca de 25 pessoas foram retiradas de quatro aldeias em São Pedro do Sul, distrito de Viseu, por causa dos incêndios, com algumas a serem encaminhadas para casa de familiares, havendo outras cinco aldeias em alerta, adiantou o presidente da câmara.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, adiantou que foi necessário evacuar as aldeias de Fujaco e Açores, no concelho, por volta das 19:00, tendo sido retiradas 15 pessoas, que foram encaminhadas para o Centro Social do Sul.
De acordo com Vitor Figueiredo, a maior parte destas pessoas foi posteriormente levada para casa de familiares, havendo apenas duas pessoas que continuam no centro social.
23 concelhos em alerta máximo.
O risco de incêndio é hoje máximo em 23 concelhos de Portugal continental, principalmente no norte e centro do país, e muito elevado em cerca de uma centena de outros distribuídos por todo, segundo dados do IPMA.
Na sua página na internet, mais a norte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estima um risco de incêndio máximo nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real, e Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga.
No distrito de Viseu são os concelhos de Castro Daire, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira que apresentam risco máximo, enquanto que no distrito da Guarda a lista inclui Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Sabugal e Guarda.
Edições do Dia
Boas leituras!