Secções
Entrar

BE defende contratação urgente de pediatras para o Hospital Garcia de Orta

05 de novembro de 2019 às 14:10

Na ótica da coordenadora do BE, existe em Portugal "um grande problema de formação e de manter os pediatras no Serviço Nacional de Saúde".

A coordenadora nacional doBloco de Esquerda(BE),Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a contratação "o quanto antes" de mais médicos especialistas para resolver os problemas da urgência pediátrica doHospital Garcia de Orta, em Almada.

"Para resolver aqui a emergência do Garcia de Orta com falta de pediatras, é preciso que abram as vagas e contratar-se o quanto antes, com a majoração, para tentar que médicos queiram vir para cá e venham para cá, porque concursos no passado ficaram vazios", afirmou Catarina Martins aos jornalistas.

A líder do BE visitou hoje o Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, e esteve reunida com a administração daquela unidade e com os chefes de serviço demissionários, num encontro onde o principal tema em cima da mesa foram os problemas com a urgência pediátrica, que tem vindo a encerrar aos fins de semana devido à falta de médicos da especialidade.

Catarina Martins assinalou que "neste hospital não há pediatras para manter uma urgência de pediatria aberta, o que é um problema", uma vez que "este é o grande hospital de referência aqui na margem Sul" do rio Tejo, com "um grande número de utentes, uma grande pressão para essa urgência pediátrica".

"Dizem-nos que estão agora a tentar uma majoração para contratar pediatras com novas vagas que abrem e, portanto, é preciso prioridade à abertura de vagas", sublinhou.

Na ótica da coordenadora do BE, existe em Portugal "um grande problema de formação e de manter os pediatras no Serviço Nacional de Saúde" (SNS) porque, "com a degradação das carreiras, os privados hoje são muito mais atraentes".

"Em Portugal, quase metade dos pediatras estão só no privado e não trabalham no Serviço Nacional de Saúde. O problema das carreiras é um problema grave", precisou.

Por isso, a bloquista salientou que é necessário "mexer nas carreiras doSNS, e é preciso fazer um caminho para a dedicação plena e para a exclusividade ao Serviço Nacional de Saúde, seguramente com carreiras que sejam mais atraentes, respeitando as carreiras dos médicos, e com condições de trabalho também".

"Precisamos muito de olhar para as carreiras do SNS, e temos de dar com urgência esse passo para a dedicação plena e para a exclusividade, seguramente também com os incentivos de carreira para que isso aconteça. Mas não podemos continuar a fechar urgências do SNS, aquelas que servem toda a gente, para abrir hospitais privados que só servem quem tiver dinheiro para lá ir", assinalou Catarina Martins.

Questionada sobre a nova Lei da Bases da Saúde, Catarina Martins assinalou que "está por regulamentar", e que isso tem de acontecer "até fevereiro".

"O Bloco de Esquerda está muito empenhado nessa regulamentação precisamente para acabarmos com esta sangria de profissionais e de meios do SNS para os privados, e garantir que o Serviço Nacional de Saúde, que é aquele que tem que servir toda a gente em todo o território, independentemente da sua carteira e do seu apelido, que esse sim, tem todos os meios de que precisa", frisou.

Em outubro, em declarações à Lusa, o presidente do hospital, Luís Amaro, tinha admitido a possibilidade de a urgência pediátrica só voltar a funcionar normalmente aos fins de semana "daqui a seis meses", após a realização de concursos de admissão de novos pediatras, apesar das três vagas atribuídas pelo Ministério da Saúde.

Na altura, Luís Amaro revelou também que já não se deveria concretizar o protocolo que chegou a estar previsto com a União das Misericórdias Portuguesas para solucionar a carência de pediatras a curto prazo e que consistia em trazer pediatras do norte do país.

No final de outubro, o Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta anunciou que vai manter até 18 de novembro o modelo de encerramento da urgência pediátrica aos fins de semana, das 20:00 de sexta-feira às 08:30 de segunda-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela