Secções
Entrar

Atual e antigos secretários-gerais da UGT apoiam António José Seguro na corrida presidencial

Lusa 06 de dezembro de 2025 às 09:04

Torres Couto, João Proença, Carlos Silva e Mário Mourão apoiam o candidato.

O atual e os antigos secretários-gerais da UGT apoiam António José Seguro na corrida presidencial, considerando João Proença que para este candidato "os trabalhadores contam" e Carlos Silva destaca a sua "sensibilidade social" e respeito pelos direitos laborais.
António José Seguro, candidato às eleições presidenciais Lusa
Segundo informação adiantada à Lusa pela candidatura de Seguro, o antigo secretário-geral do PS tem o apoio dos quatro nomes que estão ou estiveram à frente daquela central sindical desde que foi criada: Torres Couto, João Proença, Carlos Silva e Mário Mourão. "Apoio António José Seguro por estar certo de que será um Presidente de confiança, que cumpre os seus compromissos e que tem princípios e valores, com os quais me identifico", refere João Proença, que liderou a UGT entre 1995 e 2013, na declaração de apoio à qual a agência Lusa teve acesso. Esses valores, segundo o socialista, são a defesa de "um país justo e solidário, desenvolvido e coeso e do Estado Social e dos direitos e liberdades de todos", além do respeito pela Constituição. "Para ele os trabalhadores contam", elogia. Já Carlos Silva, que esteve à frente da central sindical entre 2013 e 2022, defende na sua mensagem de apoio que "a democracia portuguesa ganhará um sensível reforço na sua consolidação, a favor de todos os trabalhadores, com a eleição presidencial assente num candidato de enorme sensibilidade social, dialogante, respeitador dos direitos de quem trabalha" que considera ser Seguro. "Precisamos de um porto Seguro que respeite os direitos, liberdades e garantias conquistados nos últimos 50 anos", enfatiza. O apoio do atual secretário-geral da UGT, Mário Mourão, e de Torres Couto já tinham sido divulgados na comunicação social nos últimos meses.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela