Secções
Entrar

Associação de Protecção Civil apela a comportamentos preventivos de empresas

13 de outubro de 2018 às 18:34

O aviso da Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil surge devido à passagem do furacão Leslie por Portugal Continental.

A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil (ASPROCIVIL) alertou este sábado as empresas que prestam serviços públicos para que adoptem comportamentos preventivos, nomeadamente através da mobilização de meios, devido à passagem do furacão Leslie por Portugal.

Este alerta da ASPROCIVIL é dirigido às empresas que prestam serviços públicos de necessidades primárias, como energia, gás, telecomunicações e concessionárias de estradas e autoestradas, bem como às câmaras municipais, a quem também cabe responsabilidade na garantia da mobilidade e segurança nas suas vias.

Esta associação de técnicos de protecção civil pede a estas entidades para que adotem comportamentos de prevenção, garantindo a mobilização preventiva e o pré-posicionamento de meios humanos e materiais.

Entretanto, a Altice Portugal indicou, em comunicado, que reforçou o número de equipas de prevenção para "assegurar a maior normalidade possível" com a passagem do furacão.

Segundo a Altice, centenas de técnicos e equipas estão prontas para intervir a qualquer momento e sempre que solicitados pelas autoridades competentes e clientes, além de terem sido aumentado o número de equipas no atendimento ao cliente, por forma a ter informação mais rápida e poder agir com maior celeridade na resposta.

No comunicado, a ASPROCIVIL considera, também, que todos os agentes de protecção civil devem alertar a população para as medidas de protecção e auto-protecção, como redobrar os cuidados de condução rodoviária, verificar a limpeza dos sistemas das águas pluviais, evitar circular no interior das matas e florestas e não praticar qualquer tipo de desporto na zona costeira ou ribeirinha, enquanto durar o alerta.

O IPMA colocou 13 distritos sob aviso vermelho por previsão de vento forte, e alguns também por agitação marítima, consequência da passagem por território continental do furacão Leslie.

Setúbal, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Castelo Branco, Viseu e Guarda e Santarém são os distritos sob aviso vermelho, segundo as informações disponíveis na página do IPMA na internet.

O furacão Leslie vai atingir o território continental já como depressão pós-tropical, mas com ventos com "intensidades equivalentes a uma tempestade tropical", com rajadas acima dos 130 Km/hora, mas que podem atingir máximos históricos de 180/190 km/hora, segundo disse à Lusa o meteorologista do IPMA, Nuno Moreira.

Segundo a Protecção Civil, o período crítico vai acontecer entre as 23h00 de sábado e as 04h00 de domingo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela