Secções
Entrar

Apreendidos 317 quilos de meixão em larva no aeroporto de Lisboa

19 de janeiro de 2018 às 13:55

Mais de quinze malas de porão com meixão vivo, uma espécie protegida e de pesca proibida, tinham como destino final o Vietname.

Mais de quinze malas de porão com 317 quilogramas (Kg) de meixão vivo, enguia europeia na fase larvar, uma espécie protegida e de pesca proibida, foram apreendidas no aeroporto de Lisboa, informou hoje o Ministério das Finanças.

A apreensão foi feita na alfândega do aeroporto de Lisboa, envolvendo 16 malas transportadas por oito viajantes que tinham como destino final o Vietname e que acondicionaram o meixão em sacos de plástico com água, intercalados com sacos térmicos.

"Trata-se de uma das espécies mais traficadas no mercado negro, sendo um comércio ilegal muito apetecível, podendo um quilograma atingir o valor de 1.000 euros", afirma o Ministério das Finanças, no comunicado, destacando o trabalho da Autoridade Tributária e Aduaneira (alfândega), tutelada pelo ministério, na apreensão efectuada pela ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

O meixão é procurado para fins alimentares, especialmente nos mercados asiáticos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela