Problemas informáticos no Amadora-Sintra não estão relacionados com falha da Microsoft
Ministério da Saúde esclareceu que os problemas informáticos registados foram no sistema interno, estando praticamente resolvidos.
O Ministério da Saúde esclareceu hoje que os problemas informáticos registados no Hospital Amadora-Sintra foram no sistema interno e não tiveram qualquer relação com a falha mundial da Microsoft e estão praticamente resolvidos.
Uma falha no sistema Microsoft está a afetar hoje empresas e companhias aéreas e de telecomunicações em todo o mundo.
Em Portugal, até meio da manhã, não havia registo de problemas relacionados com esta falha em qualquer unidade de saúde.
Segundo a fonte, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão a fazer um levantamento de eventuais situações, não tendo detetado qualquer problema relacionado com a falha da Microsoft, até ao momento, nem em hospitais nem em centros de saúde.
A mesma fonte explicou que a maioria dos hospitais usa sistemas dos SPMS.
Contactada pela Lusa, fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse que as comunicações estão a funcionar normalmente.
O número de emergência 112, que é gerido pela PSP, está também a funcionar normalmente, o mesmo acontecendo com a rede de segurança interna.
Na Justiça, até às 10h, também não tinham sido relatados quaisquer problemas.
A falha no sistema Microsoft está a afetar hoje empresas e companhias aéreas e de telecomunicações em todo o mundo.
Em Portugal, a ANA - Aeroportos Nacionais já admitiu que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de 'handling' afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.
Em resposta à Lusa, a ANA - Aeroportos Nacionais explica que algumas companhias aéreas e empresas de assistência em terra ('handling') estão a ser afetadas devido a uma falha informática o que está a causar constrangimentos, nomeadamente no 'check-in' e no embarque de alguns voos.
A gestora aeroportuária adiantou que "o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente".
De acordo com o site Downdetector, que monitoriza em tempo real problemas deste género, há relatos em Portugal de problemas em empresas de comunicações como a NOS, Vodafone e a MEO, assim como no banco Santander.
Peça atualizada às 12h33 com esclarecimentos do Ministério da Saúde.
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