Secções
Entrar

Air France anuncia mais seis dias de greve de pilotos no início de Maio

26 de abril de 2018 às 12:55

O presidente da companhia aérea, Jean-Marc Janaillac, pede "uma vez mais todas as desculpas aos clientes atingidos por estas greves".

A Air France indicou esta quinta-feira que três sindicatos de pilotos anunciaram na quarta-feira mais quatro dias de greve no inicio de Maio (3, 4, 7 e 8 de Maio), ignorando voluntariamente a consulta aos funcionários lançada pela direcção.

1 de 3
Foto: EPA
Foto: EPA
Foto: EPA

Num comunicado hoje divulgado, a transportadora aérea francesa considera que este anúncio "segue as tomadas de posição extremas de determinados dirigentes" dos referidos sindicatos.

"Com esta decisão de relançar dias de greve suplementares, subindo o total para 15, eles escolhem por ainda mais em perigo a situação económica da companhia e ainda aumentam o risco de prejudicar profundamente a confiança e a fidelidade dos clientes", refere a empresa no comunicado.

A Air France considera estes novos pré-avisos "incompreensíveis".

Os funcionários da Air France podem, desde as 10:00 locais e até às 18:00 de 4 de Maio, pronunciar-se sobre o acordo salarial proposto pela direcção, adianta o comunicado da empresa.

O presidente da Air France, Jean-Marc Janaillac, pede "uma vez mais todas as desculpas aos clientes atingidos por estas greves" que considera "ainda mais incompreensíveis" quando decorre a consulta aos funcionários sobre o acordo salarial.

Entretanto, o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, apoiou hoje o presidente da Air France, pela "decisão valente" de convocar a consulta sobre a proposta do acordo salarial, que inclui um aumento salarial de 2% este ano e de 5% nos três anos seguintes.

As greves destes três sindicatos de pilotos (SNPL, maioritário, Spaf e Alter) vão-se juntar a 11 dias de greve que se acumulam desde finais de Fevereiro para exigir aumentos salariais.

O primeiro-ministro francês advertiu hoje que se Janaillac não obtiver os resultados que espera e se demitir, então recomenda "a toda a gente para apertar o cinto de segurança porque as turbulências não serão mínimas".

"Não estou seguro de que uma empresa na qual o seu responsável máximo se vai embora nestas condições estaria em boas condições para enfrentar o que vier depois", adiantou Edouard Philippe, antes de pedir para que "cada um assuma as suas responsabilidades".

A Air France afirma que perdeu cerca de 300 milhões de euros com a série de greves que se têm realizado desde há mais de dois meses.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela