Secções
Entrar

Acidente: Maquinistas admitem processar IP se esta não tiver seguido as recomendações

01 de agosto de 2020 às 20:17

"Se aquele material motor estivesse apetrechado desse sistema, o acidente não se teria produzido", diz presidente do Sindicato Nacional dos Maquinistas.

O presidente do Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) confirmou hoje à Lusa que admite avançar com um processo criminal contra a Infraestruturas de Portugal (IP) se forem confirmados os indícios de que a empresa não seguiu as recomendações.

O jornal Público noticiou hoje que os maquinistas admitem processar a IP pelo acidente de sexta-feira com um Alfa Pendular, de que resultaram dois mortos e dezenas de feridos, caso se confirme que este poderia ter sido evitado se tivessem sido seguidas recomendações emitidas depois de situações semelhantes.

O sindicato "admite avançar com processo criminal contra a IP", disse António Domingues, em declarações à Lusa.

O responsável explicou que há "recomendações anteriores noutros incidentes semelhantes com este tipo de material motor, em que o Gabinete de Investigação Ferroviária [GPIAAF] fez determinadas recomendações, uma das quais à IP no sentido deste material motor ser apetrechado do sistema CONVEL [sistema de controlo automático de velocidade]" e "essa recomendação não foi seguida".

Os indícios "do relatório preliminar, porque a investigação está a decorrer, apontam que se aquele material motor estivesse apetrechado desse sistema, o acidente não se teria produzido", prosseguiu o presidente do SMAQ, António Domingues.

"Estamos a falar sobre indícios, não há o relatório completo, no final tiraremos as nossas próprias conclusões", salientou.

O Veículo de Conservação de Catenária (VCC), que foi abalroado na sexta-feira pelo comboio Alfa Pendular, em Soure, Coimbra, passou um sinal vermelho e entrou na Linha do Norte, refere hoje o organismo responsável pela investigação.

Segundo uma nota do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), a que a agência Lusa teve acesso, o VCC "do gestor da infraestrutura tinha marcha estabelecida para a sua deslocação entre o Entroncamento e Mangualde", era tripulado por dois trabalhadores (as duas vítimas mortais) e "não iria realizar quaisquer trabalhos no decurso da sua viagem".

Pelas 15:12, explica o GPIAAF, o VCC parou na via de resguardo (linha III) da estação de Soure a aguardar pela passagem do Alfa Pendular mas, alguns momentos depois, "por razões, que neste momento estão indeterminadas e que serão aprofundadas no decurso da investigação, o VCC reinicia a sua marcha, ultrapassando o sinal que se mantinha com aspeto vermelho" e invade a linha I, onde circulava o Alfa Pendular.

"Os VCC, tal como a generalidade dos veículos de manutenção de via no nosso país, não estão equipados com o sistema CONVEL, motivo pelo qual não foi desencadeada a frenagem automática resultando na consequente imobilização do VCC 105 antes de atingir um ponto de perigo", sublinha o GPIAAF, na nota.

"O Gabinete de Investigação Ferroviária não é um gabinete novo, já têm feito muitas investigações, recomendações, muitas das quais não são cumpridas", disse o presidente do SMAQ.

A IP comprometeu-se há dois anos com a instalação do sistema de controlo automático de velocidade (CONVEL) em Veículos de Conservação de Catenária, mas a medida, "sujeita a cabimentação financeira", nunca avançou.

António Domingues sublinha que o sistema ferroviário "é um meio de transporte mais seguro", embora "determinadas linhas (...) necessitem de melhorias".

Mas, de "forma geral, o sistema português é seguro e não queremos colocar isso em causa, agora estas falhas não podem acontecer", rematou o presidente do SMAQ.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela