Acidente de autocarro com portugueses faz quatro mortos
Quatro pessoas morreram e 27 ficaram feridas, estando três em estado grave. Passageiros portugueses seguiam no autocarro
Quatre morts et de nombreux blessés dans un accident de bus en Saône-et-Loire https://t.co/5kCytuWfUI pic.twitter.com/s3rypwYjq1
O incidente aconteceu em Charolles, Saône-et-Loire, no centro de França, pelas 4h30 locais (3h30 em Lisboa). Segundo a imprensa francesa, o autocarro teria 40 lugares, mas estaria a transportar apenas 32 pessoas. O veículo seguia para a Suiça.
A responsável pela empresa de autocarros Rota das Gravuras, Sónia Ângelo, revelou que todos os passegeiros eram portugueses. "Estavam 32 portugueses no autocarro. Partiram de Vila Nova de Foz Coa, Guarda, para a Suiça, por volta das 9h de sábado", esclareceu, acrescentado que estariam de regresso a casa.
Ainda segundo a responsável, estavam dois motoristas no autocarro mas até ao momento ainda não conseguiu entrar em contacto com nenhuma deles.
Recorde-se que em Maio de 2016 doze portugueses morreram na mesma estrada, após uma colisão frontal com um veículo pesado.
Piso escorregadio pode estar na origem do acidente
"O mais provável é um piso escorregadio, uma perda de controlo devido a uma velocidade pouco adaptada a estas condições de circulação. Isto parece o mais provável, mas cabe ao inquérito identificar as causas", adiantou o representante do Estado no distrito de Saône-et-Loire, Gilbert Payet.
O responsável confirmou que o autocarro "vinha de Portugal e ia para a Suíça" e que transportava "portugueses que trabalham e residem na Suíça". "O condutor perdeu o controlo do autocarro. Segundo testemunhos, ele teria perdido o controlo um certo tempo antes do local do acidente, antes de passar as barreiras de segurança. Estamos num período de alerta de neve e de gelo, as condições climatéricas não eram excelentes. Cabe ao inquérito verificar se o autocarro circulava a uma velocidade adaptada a estas condições", acrescentou, precisando que os condutores vão ser interrogados no âmbito da investigação.
Edições do Dia
Boas leituras!