Secções
Entrar

Abertos 11 processos a polícias que mataram civis em seis anos

07 de março de 2018 às 08:29

Em seis anos, foram abertos 19 processos a polícias após terem ferido civis com armas de fogo e 33 por terem provocado ferimentos sem armas.


1 de 5
Foto: Cofina Media
PSP Guimarães agressão adepto
Foto: CMTV
Foto: Cofina Media
operações trânsito GNR
Foto: Pedro Noel da Luz / Correio da Manhã

A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) instaurou, nos últimos seis anos, processos disciplinares a 11 elementos da PSP e da GNR por terem matado civis com armas de fogo durante operações policiais. Os dados da IGAI enviados à agência Lusa revelam que, em 2017, foram abertos dois processos disciplinares a elementos da Polícia de Segurança Pública na sequência da utilização de armas de fogo e que tiveram como resultado a morte de civis.

Em 2014, aquele organismo tutelado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) abriu quatro processos disciplinares, três dos quais a polícias da PSP e outro a um militar da Guarda Nacional Republicana. No entanto, em 2014 e 2015 não se registou qualquer morte, mas em 2012 registaram-se três mortes de civis e no ano seguinte duas.

No ano passado, a IGAI instaurou também processos disciplinares a cinco elementos da PSP por ferimentos em civis com armas de fogo durante operações policiais. Em 2016, seis pessoas ficaram feridas também por polícias da PSP, cinco das quais sem arma.

Em seis anos, foram abertos 19 processos a polícias (sete à GNR e 12 à PSP) após terem ferido civis com armas de fogo e 33 (26 à PSP e sete à GNR) por terem provocado ferimentos sem armas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela