Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
15 de agosto de 2021 às 10:00

Vermelho

O calor inerente ao espectro óptico do vermelho é sinónimo de altas temperaturas, mas a cor mais correcta a associar ao Verão é o amarelo, do sol, da areia molhada e da energia ilimitada da juventude – o Verão é para os adolescentes, nós somos apenas espectadores da sua sede.

AS CORES PRIMÁRIAS só não são mais importantes para a nossa vida porque nos habituámos a descrevê-la a preto e branco. Sendo, em grande medida, ilusões construídas pelo cérebro para ajudar ao processamento da realidade, o vermelho, o azul e o amarelo não têm apenas um valor literal e imediato. As cores assumiram um enorme significado social e moral. São elas que traçam a fronteira entre governantes e governados, reis e rainhas, senhores e escravos (se o púrpura foi o sinal máximo do luxo e da inclemência da nobreza durante 2.500 anos, é impossível criar púrpura sem o azul e o vermelho).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.