Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
21 de agosto de 2024 às 23:00

Trump é um problema mundial não é só americano (1)

O narcisismo patológico de Trump faz com que frase sim, frase não, ele diga de alguma coisa que fez ou de que se apropria como sendo “a melhor de sempre”, “uma coisa que nunca se tinha visto”, nem sequer desde a fundação dos EUA, mas desde o início da humanidade.

O YouTube seleciona todos os dias um conjunto de vídeos, como de costume partindo de um qualquer algoritmo que presume o que eu quero ver. Na sua maioria são fragmentos de programas mais ou menos cómicos sobre Trump: Jon Stewart, Jimmy Kimmel, John Oliver, Stephen Colbert, o topo do topo destes programas. A única comparação portuguesa é Ricardo Araújo Pereira. O estilo varia muito, mas o profissionalismo destes homens é incomparável. Sou, como se sabe, crítico da substituição da análise política pelo engraçadismo, mas de um modo geral nos grandes canais americanos, os bons analistas são mais raros. Eles fazem enormes estragos em Trump, mas não é líquido que sejam convincentes para os “trumpistas”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.