Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
02 de março de 2017 às 07:00

A nova arma de arremesso da política moderna

Em Portugal, há um governante que escondeu dados sobre offshores; um Governo que resiste a fazer uma auditoria forense à CGD; e um líder espiritual da esquerda que aceita dar apoio a um governador que classificou de “um perigo para Portugal”

A transparência é a arma de arremesso dos tempos políticos modernos. De caso em caso, em Portugal e lá fora, sucedem-se as suspeitas e as investigações, as desconfianças e as (raríssimas) condenações. É excepção a Islândia, onde em 2008 a Justiça declarou o ex-primeiro-ministro Geir H. Haarde culpado por ter escondido a crise financeira do restante governo; e onde, no ano passado, o então primeiro-ministro, Sigmundur Gunnlaugsson, teve de se demitir por ter omitido na declaração de património os 50% que detinha de uma empresaoffshore, que nem era ilegal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos editorial 670

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.