Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
07 de fevereiro de 2021 às 10:00

Sob céu azul

Nos últimos 500 milhões de anos, a Terra passou por cinco extinções em massa; nos últimos 250 anos, está em curso uma sexta, agora provocada pelo Homem

Numa era de epidemiólogos com o curso saído de uma embalagem de Maizena, ou de cientistas a preço de saldo nas televendas, é um alívio ler Elizabeth Kolbert, uma jornalista com uma vida de investigação em Ciências Naturais. Em 2021, a iliteracia científica é contagiosa e global, mas Kolbert insiste em publicar artigos rigorosos e criativos na New Yorker sobre o maior desafio contemporâneo (não, não é esse): as alterações climáticas, o único tema que transforma os nossos filhos e netos em feras de combate cívico. Alguns desses textos servem de base para os livros de ciência da repórter. Num caminho iniciado em 2006 com Field Notes from a Catastrophe, o seu título mais (re)conhecido é A Sexta Extinção, vencedor do Pulitzer de 2015 e publicado em Portugal pela Elsinore. Nele, Kolbert resume com eloquência cristalina: nos últimos 500 milhões de anos, a Terra passou por cinco extinções de massa; nos últimos 250 anos, está em curso uma sexta, agora provocada pelo Homem.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.