Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
08 de setembro de 2015 às 08:20

O muro

A única coisa mais perigosa do que a ausência de liberdade é a ilusão da liberdade. A globalização criou o logro de que, no mundo real ou digital, as fronteiras se desvanecem a cada dia que passa

A única coisa mais perigosa do que a ausência de liberdade é a ilusão da liberdade. A globalização criou o logro de que, no mundo real ou digital, as fronteiras se desvanecem a cada dia que passa. Sucede precisamente o contrário. Os tabletse ossmartphonesnão expandem os territórios da nossa emancipação, reforçam o ensimesmamento – enquanto olhamos para ecrãs cada vez mais minúsculos, não estamos a olhar para a realidade, estamos a olhar para a imagem de nós próprios numa realidade que não existe; um simulacro, como diria Baudrillard.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.