Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
08 de setembro de 2015 às 08:20

O muro

A única coisa mais perigosa do que a ausência de liberdade é a ilusão da liberdade. A globalização criou o logro de que, no mundo real ou digital, as fronteiras se desvanecem a cada dia que passa

A única coisa mais perigosa do que a ausência de liberdade é a ilusão da liberdade. A globalização criou o logro de que, no mundo real ou digital, as fronteiras se desvanecem a cada dia que passa. Sucede precisamente o contrário. Os tabletse ossmartphonesnão expandem os territórios da nossa emancipação, reforçam o ensimesmamento – enquanto olhamos para ecrãs cada vez mais minúsculos, não estamos a olhar para a realidade, estamos a olhar para a imagem de nós próprios numa realidade que não existe; um simulacro, como diria Baudrillard.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.