Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
17 de janeiro de 2021 às 13:00

O problema das presidenciais é não serem um problema

Ao nível europeu os governos perderam o controlo da pandemia e o nosso não é excepção. A maioria das pessoas sabe isso e não se indigna muito, daí os bons resultados nas sondagens. Por isso, mais valia criar uma gestão da crise institucional, comprometendo os partidos de Governo nas soluções

Os debates das Presidenciais introduziram alguma animação, alguma afirmação de personalidade e estilo, mas fora disso quase nada. Mesmo a divisão esquerda-direita, que tão obsessiva é na política portuguesa, fica esbatida pela circunstância de o candidato que todos sabem vai ganhar, ser atacado por ser de direita pelos candidatos de esquerda e de estar feito com a esquerda pelos candidatos de direita. Sobra Ventura para representar a extrema-direita, mas CDS e PSD estão com Marcelo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos pacheco pereira

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.