Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
04 de junho de 2017 às 13:00

Mais uma vez é fácil enganar os mercadores da novidade

O que agora se escreve sobre a “mudança” do discurso do PSD já foi várias vezes escrito, até porque é um lugar-comum verificar as dificuldades do discurso do “diabo” quando este teima em não vir

A ideia publicitária e domarketingde que se pode em política mudar de discurso sem mudar de política, é infelizmente demasiado comum na maneira como a comunicação social trata viragens discursivas reais ou inventadas, com o habitual apego a encontrar "novidade" onde ela não existe. Quantas vezes eu já li que Passos Coelho "mudou" de discurso, para depois se verificar que continua o mesmo? Demasiadas. O que agora se escreve sobre a "mudança" do discurso do PSD, já foi várias vezes escrito, até porque é um lugar-comum verificar as dificuldades do discurso do "diabo" quando este teima em não vir. Este tipo de "análise", suscitada também por comentadores e pelos próprios agentes políticos, acentua a superficialidade da vida política, porque dá a entender que por razões de mera eficácia propagandística se pode mudar o que é suposto ser mais de fundo, uma política, apenas para obter melhor imprensa para um partido, para uma liderança, para uma eleição. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais