Dicionário da “recuperação”
Nuno Rogeiro
08 de março

Dicionário da “recuperação”

Fica aqui uma lista de temas para a chamada “recuperação nacional”, após a catástrofe de saúde. Saber se ficam ou não contemplados nos planos oficiais é outra questão

Autarquias – Embora todo o território e todas as suas gentes tenham sofrido, há diferenças assinaláveis na incidência, resolução e medidas específicas. O poder local responsável deve ter ampla autonomia na recuperação económico-social.

Cultura – Detesto a expressão "agentes culturais", que aliás pode ser objeto de ironia. Mas é certo que todos os trabalhadores desta área sofreram especialmente, havendo muitos casos de miséria ambulante. Embora seja irrealista pensar numa resolução milagrosa, o Estado deve criar um regime de exceção fiscal duradouro, das livrarias aos espetáculos, dos cinemas às editoras e ao largo, etc.

Comunicação social – Sem querer falar em causa própria, e entendendo-se que os media desempenham um papel fulcral, deve-se pedir a estes mais sentido crítico (incluindo autocrítico), rigor e continuação da migração para o digital, ou para revistas de qualidade, mas havendo em troca incentivos públicos na publicidade institucional, rearranjos fiscais, facilitação da venda em posto e da circulação física.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Tópicos nuno rogeiro 879
Opinião Ver mais