Sábado – Pense por si

Nuno Costa Santos
Nuno Costa Santos
24 de março de 2014 às 14:33

A arte de não fazer

Em 'A Potência do Pensamento', o filósofo italiano Giorgio Agamben volta a defender uma das suas boas obsessões: o homem é o único ser que pode fazer e pode não fazer

Em 'A Potência do Pensamento', livro que a Relógio d’Água resolveu editar nestes dias de, como dizia O’Neill, “bestas céleres”, o filósofo italiano Giorgio Agamben volta a defender uma das suas boas obsessões: o homem é o único ser que pode fazer e pode não fazer. Sem essa liberdade está o caldo entornado. Bartleby, personagem de Melville, resumiu tudo numa frase elegante: "Preferia não o fazer". Resposta que convém dar a quem manda o cidadão realizar tarefas humilhantes no empregou ou ir viver para uma freguesia estrangeira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.