Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
29 de julho de 2025 às 23:00

Tribunal Internacional de Justiça: um parecer histórico para o ativismo climático

Para Portugal, membro da União Europeia e comprometido com a neutralidade carbónica até 2050, este parecer reforça a necessidade de adotar políticas climáticas mais ambiciosas e coerentes com o direito internacional.

Em 2021, 27 finalistas deDireito da Universidade do Pacífico Sul iniciaram um movimento para que o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) – o órgão judicial da Organização das Nações Unidas (ONU) – respondesse a duas questões essenciais: (1) quais são as obrigações que os Estados têm à luz do Direito Internacional de proteger o ambiente? e (2) que consequências legais podem os Estados enfrentar caso violem essas obrigações?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.