Factos à medida
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
09 de setembro de 2017

Factos à medida

Desde que tomou posse, a relação do nosso Governo com a verdade é muito semelhante à relação de um adolescente com o sabão. Coisa problemática

Portugal tem ovos contaminados com um pesticida tóxico? A Comissão Europeia disse que sim. O Governo garante que não. Faz bem. Depois de ler as explicações do executivo, fechei o jornal, respirei fundo, levantei-me serenamente e, com o saco do lixo na mão, comecei a remover todos os ovos que ainda tinha no frigorífico. É apenas um começo. Nos próximos tempos, tenciono cortar em pratos, doces ou até bebidas que possam conter material proibido.

A hipocondria pode explicar uma parte das minhas cautelas. Mas a política explica muito mais: desde que tomou posse, a relação do nosso Governo com a verdade é muito semelhante à relação de um adolescente com o sabão. Coisa problemática.
As sirenes soaram com o famoso convite a António Domingues para a presidência da Caixa Geral de Depósitos. Continuaram com as múltiplas cativações que o Governo jurava não ter cativado. Atingiu proporções catastróficas com as manipulações de Pedrógrão Grande e Tancos.

Há quem lamente esta cultura de "inverdade", que destrói a confiança dos cidadãos nos seus representantes. Eu, curiosamente, tenho bastante confiança neles. Basta acreditar no contrário do que me dizem: se, por absurda hipótese, o Ministério da Saúde comunicar amanhã que as cuecas apertadas não levam à impotência, eu abraço imediatamente o naturismo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Opinião Ver mais