Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
06 de agosto de 2015 às 08:00

Um discurso sobre arrependidos

Os "arrependidos" estão agora a ser decisivos no Brasil, onde a Operação Lava Jato se aproxima a toda a velocidade de Lula e Dilma

Foi há mais de 20 anos que Teófilo Santiago, então coordenador da investigação ao crime económico na PJ, fez um célebre discurso, no Centro de Estudos Judiciários, defendendo a despenalização do corruptor activo como meio essencial para um efectivo combate à corrupção. Foi a primeira vez que se ouviu falar de uma coisa verdadeiramente ousada, mas quase custou a cabeça a Teófilo Santiago, que estava ali mandatado pela direcção da PJ para fazer aquele discurso, com aquelas propostas. Políticos e magistrados acusaram-no de ter um "projecto pessoal de poder".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.