Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
19 de agosto de 2023 às 10:00

Sobressalto cívico

Para lá do que é óbvio, em matéria de consolidação de uma democracia, designadamente a exigência permanente e centrada na melhoria das condições de vida das famílias, na melhoria da ‘vidinha’, seria bom que o sobressalto abrangesse outros domínios.

O líder do PSD, Luís Montenegro, pediu este fim de semana um sobressalto cívico e tem toda a razão. Também quero. Aliás, há muito que o peço. O sobressalto cívico é essencial em muitas frentes. Mais de imediato, sublinho a necessidade de um sobressalto cívico que aumente a exigência dos eleitores, contribuintes, utentes de serviços públicos, mulheres, homens, transgénero, católicos, muçulmanos, judeus ou budistas, da opinião pública e publicada, das redes sociais e dos influencers, seja lá isso o que for, com o poder político.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.