Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
26 de março de 2020 às 05:30

Respostas para tempos de medo

A indecisão inicial de Christine Lagarde, governadora do Banco Central Europeu, quase nos matava de susto. Pelo cinismo de deixar Itália entregue a si própria

Mário Centeno, na dupla qualidade de ministro das Finanças e de presidente do Eurogrupo, veio esta semana dizer que a resposta europeia à crise "não vai ter limite e vai ser muito solidária". Espera-se que sim e, sobretudo, que seja rápida. As primeiras reações europeias não foram nem rápidas nem animadoras. Agora, ao menos, que a Europa, tal como Centeno em relação à sua permanência na pasta das Finanças, arrepie caminho. Porque se o tempo é de guerra, como disseram, não há margem para deserções da linha da frente nem para indecisões. Nas guerras verdadeiras, a indecisão só produz uma coisa: a morte própria e a alheia. O general que hesita, habitualmente mata os seus soldados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.