Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
18 de novembro de 2023 às 10:00

A doença do tráfico de influências

O tráfico de influências, como a corrupção, é um crime para a vida, que liga funcionário público e destinatário do favor num pacto de silêncio e compromisso por muito tempo. É uma doença que ficou, que atravessa todos os partidos que estiveram no poder, tanto no governo, como em autarquias.

Nos próximos dias falaremos da Justiça e do Ministério Público. Tenho muitas perplexidades nesta Operação Influencer. Mas, para já, regressemos ao crime de tráfico de influências, numa espécie de autoplágio permanente imposto pelos ciclos de Sísifo da política portuguesa. Por cá, é assim, a pedra nunca chega ao cume da montanha e rola sempre pela ladeira abaixo. O Estado de direito é uma obra inacabada, mas, em Portugal, exagera-se nas ditas obras. Temos de regressar sempre ao princípio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres