Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
31 de dezembro de 2019 às 05:30

O ano em que já não são todos Centeno

Um cenário sem Centeno agrava as condições de sobrevivência do Governo, coisa que Marcelo Rebelo de Sousa há muito percebeu e, por isso, tem aproveitado todas as oportunidades para pedir estabilidade e uma solução para a legislatura

Uma das grandes questões para 2020 – diretamente relacionada com as condições de sobrevivência do Governo – é a de saber até que ponto os ministros ainda são todos Centeno, como diria o antigo ministro Adalberto Fernandes. Os primeiros sinais não são animadores para o ministro das Finanças, confrontado com o inconcebível ataque à sua autoridade política e financeira que é o novo regime das parcerias público-privadas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.