Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
30 de setembro de 2023 às 10:00

A vitória que não foi vaga de fundo

O PSD, na sua dimensão regional e nacional, teve de engolir o salto que o Chega deu de 600 para 12 mil votos porque Albuquerque tinha lançado a bravata da demissão. Teve de engolir o crescimento real do Chega e o problema político que isso comporta logo ali, como mais uma nuvem escura na noite eleitoral.

Luís Montenegro mereceu aquele cumprimento seco de Miguel Albuquerque, quando lhe agradeceu a presença na Madeira nos termos exatos em que o fez a Nuno Melo. Albuquerque despachou os dois a correr, com a máscara da indiferença afivelada. Só lhe faltou dizer, como Alberto João Jardim no passado, que tinha tido uma grande vitória mas que esta só não foi maior por causa da presença excessiva de dirigentes nacionais do seu partido nas eleições. O resultado e as circunstâncias políticas não lhe permitiam a boutade. A vontade parecia ser muita.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.