Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
20 de maio de 2023 às 10:00

A Babel dos interesses

É disso que se trata: roubar e favorecer. Trata-se de uma política feita de decisões orientadas para ganhar dinheiro fácil e empregar familiares e amigos. Trata-se, afinal, da velha Babel de interesses que há muito manda nos grandes orçamentos do Estado.

Os sintomas da doença na vida pública e no sistema político são cada vez mais claros e agudos. As recentes e gravíssimas suspeitas de corrupção em duas das mais importantes autarquias do País, Porto e Gaia, juntando-se ao gigantesco problema da dúzia de processos que há anos afundam o prestígio e a credibilidade da câmara de Lisboa, mas também da justiça, é apenas mais um, ainda que significativo, passo em direção ao abismo. Pegando no nome que a Polícia Judiciária deu à operação desta semana, no Porto e em Gaia, estamos apenas perante mais um episódio da gigantesca Babel de interesses constituídos, que estão a vampirizar os recursos nacionais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.