Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
10 de maio de 2018 às 10:00

O mono do Rato

Durante muitos anos, a política portuguesa viveu num registo de nonsense: perante as sucessivas evidências de que havia algo errado com José Sócrates (a licenciatura, o Freeport, o negócio PT/TVI), a claque contrapunha: “Não, não, isto é konami do bom!”

Não foi assim há tanto tempo que um grupo de indefectíveis cerrava fileiras à volta de José Sócrates. Apesar das constantes evidências, a grupeta unia-se, combatendo o suposto inimigo externo que pretendia, apenas e só, derrubar o querido líder. O caso Freeport nunca existiu, o rapaz da consultora Smith & Pedro nunca apareceu num vídeo a dizer ter pago ao então ministro do Ambiente para aprovar o projecto; a licenciatura jamais foi martelada; Sócrates também nunca manobrou nos bastidores quando a PT quis comprar a TVI; por fim, aquelas casas na Covilhã, ao contrário do que se disse, eram um regalo para a vista.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.