Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
15 de outubro de 2020 às 07:00

O medo disto tudo

Os netos têm medo dos avós, os pais têm medo dos filhos, os médicos têm medo dos doentes, o Governo tem medo do PCP e está em curso uma tomada de poder para lançar um outro medo: o do Estado capturado. O medo está para ficar e é uma categoria.

"Bom dia, minha senhora, viemos instalar o medo. E, vai ver, é uma categoria." De facto, Rui Zink (A Instalação do Medo) foi certeiro. Ainda que o autor se estivesse a referir ao medo dos "mercados", esses papões de outrora que, algures no planeta, quiçá alguns fora dele, comandavam a vida dos cidadãos, o medo é universal e tanto pode chegar sob a forma de crise económica ou, como atualmente constatamos, através de uma pandemia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?