Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
26 de janeiro de 2023 às 08:00

TPC da diocese do Porto

O 11º mandamento deverá dizer o seguinte: “Farás um curso de formação sobre abusos sexuais, para o caso de teres caído de cabeça num lance de escadas e não saberes que não deves abusar sexualmente de outras pessoas ou animais.” É um mandamento um bocadinho mais comprido do que os outros, mas às vezes tem de se explicar tudo muito bem.

Embora me confesse ateu, confesso-me também um fã incondional da igreja, mas se calhar não é pelos mesmos motivos que os católicos. Sendo humorista, é impossível não agradecer tudo o que ela me tem oferecido ao longo dos anos. Suponho que seja isso que chamam “amor ao próximo”. Esta semana fui novamente presenteado com uma notícia que me faz, aos poucos, ser um católico ateu. Há uns tempos, se bem se lembram, o bispo Dom Manuel Linda, quando questionado sobre a obrigatoriedade ou não de denúncia dos casos de abuso na igreja, disse que não achava que o abuso de menores fosse um crime público. Há uma certa verdade no que ele disse, no sentido em que é um crime privado entre o padre e a criança. O que ele não equacionou é que as suas palavras estavam a ser ditas para um microfone, e que esse microfone estava ligado a uma câmara de filmar, e que essa câmara de filmar estava efectivamente a filmar. São estas modernices que fazem avançar o mundo, mas que fazem recuar o bispo. Vinte e três dias depois, num bonito acto de contrição absolutamente espontâneo e nada pressionado, publicou uma carta no site da diocese portuense, onde reconhece não ter sido feliz na expressão utilizada. É possível que não tenha sido feliz, embora tenha feito aquela primeira declaração com um sorriso palerma na cara. É até possível que continue a pensar da mesma maneira, mas que a reacção de tanta gente à barbaridade que disse o tenha feito mudar as suas palavras, mas não o que pensa. A diocese do Porto, depois das danças de salão de declarações do bispo Dom Manuel Linda, está agora a dar uma formação a padres sobre abuso sexual. Ora aqui está a medida que faltava para que tudo entre nos eixos de uma vez por todas. Andamos nós aqui feitos palermas a achar que já era uma coisa óbvia, e aprendemos através da igreja mais um valioso mandamento: os 10 mandamentos não chegam. O 11º mandamento deverá então dizer o seguinte: “Farás um curso de formação sobre abusos sexuais, para o caso de teres caído de cabeça num lance de escadas e não saberes que não deves abusar sexualmente de outras pessoas ou animais.” É um mandamento um bocadinho mais comprido do que os outros, mas às vezes tem de se explicar tudo muito bem e devagar, para não haver confusões.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.