Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
30 de março de 2023 às 08:00

Ajuste de contas com a amizade

Já houve alturas na vida em que achei que uma relação amorosa se sobrepunha a tudo o resto, que entrava e não tinha de pedir licença a nada nem ninguém, que as amizades eram satélites que circulavam sem correrem o risco de explodir e ficar só uma breve memória.

TODOS OS ANOS faço uma lista dos amigos que convido para os meus anos, e depois guardo-a. Foi um hábito que começou não sei bem como, mas que fui mantendo não sei bem porquê. Quando volto a essas listas, percebo que há nomes que estão presentes em todos os anos, e outros que desapareceram. Outros novos que surgem e que depois se vão mantendo ao longo de muito tempo, não se sabe até quando. Há amigos breves, que aparecem e que desaparecem consoante as relações amorosas em que estamos nessa altura. Ou em que eles estão. Casais de amigos que deixaram de o ser, e que nos deixam órfãos de um dos dois, tal como eles ficam órfãos de um de nós. Uma separação de um casal é também uma separação de amigos. Nas partilhas desse fim, há sempre movimentações que nos deixam desequilibrados, movimentos migratórios, até fazermos as pazes com o que fica. Aquele amigo era mais amigo da outra pessoa, e o outro era mais nosso, não há muito que saber.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.