Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
24 de agosto de 2023 às 08:00

A maneira de ver as coisas

Não somos só a nossa história, mas sobretudo o que fazemos com ela. Se nos rendermos ao pessimismo, estamos condenados a anoitecer os dias que estão por acontecer. É uma sentença dupla, que hipoteca passado e futuro.

UMA DAS COISAS que nos vai moendo a carne e o espírito, é esta nossa fraca ideia de acharmos que estamos a jogar de igual para igual com o destino. Queremos saber muito mais dele do que aquilo que ele está disposto a contar-nos, e depois – na melhor das hipóteses – fazemos o que podemos com o que nos calhou em sorte. Mostramos aquilo de que somos feitos pela forma como reagimos a esse fado. Há uma analogia que se adequa a esse momento, e que diz que quando se olha para um copo com água até meio, há quem veja um copo meio cheio, e quem veja um copo meio vazio. O copo tem sempre a mesma quantidade de água, é a cabeça de cada um que se encarrega de enchê-lo ou esvaziá-lo. Pode parecer uma analogia primária, mas pode também ser a diferença entre matar a sede, ou ficar a sofrer pela metade da sede que ficou por matar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.