Sábado – Pense por si

Alexandre Pais
Alexandre Pais
26 de agosto de 2015 às 08:00

O dia em que encontrámos Martunis

António Magalhães seria o primeiro jornalista português a falar com o pequeno Martunis, de 9 anos, e a levar-lhe o abraço de Portugal

Em Fevereiro de 2005, o então director-adjunto de Record, António Magalhães, meteu-se num voo de pesadelo: três horas de Lisboa a Amesterdão, mais 12 e meia até Jacarta, e outras quatro horas da capital indonésia a Banda Aceh, na ilha de Sumatra. Ele seria o primeiro jornalista português a falar com o pequeno Martunis, de 9 anos, e a levar-lhe o abraço de Portugal. O miúdo fora encontrado 19 dias após o devastador tsunamide 26 de Dezembro de 2004, a vaguear e a sobreviver de restos de comida, envergando apenas uma camisola da Selecção Nacional – a número 10, de Rui Costa – e tocando dessa forma milhares de corações deste lado do Mundo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.