Sábado – Pense por si

Alberto Gonçalves
Alberto Gonçalves
06 de setembro de 2016 às 00:00

Uma proposta modesta

Separar o Estado da Igreja foi um passo no caminho da liberdade. Passaram-se séculos e não demos o passo seguinte. Em matéria de liberdade, ainda estamos a gatinhar. E a fingir não perceber que o Estado estraga aquilo em que toca

Os franceses que querem abolir o burkini invocam a separação entre a Igreja e o Estado. Mas os franceses habitualmente mais orgulhosos da separação entre a Igreja e o Estado não querem abolir o burkini. Em que ficamos? Trapos à parte, toda a gente acha positivo que o Estado se mantenha distante da Igreja. E é esquisito que poucos, na França e aqui, desejem alargar a distância ao resto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.