Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
10 de janeiro de 2025 às 07:00

Cartão de bingo para 2025

Para preparar melhor o futuro é útil fazer a pergunta: "e se…?" Esta pergunta faz-se para evitar termos de dizer: "se ao menos tivéssemos pensado nisto…" Conheço bem a graçola "se a minha avó tivesse rodas era uma bicicleta."

Visto de Bruxelas, o ano de 2025 vai ser de enorme consequência para a Europa. As prioridades da União Europeia para os próximos anos são conhecidas. Do alargamento e dos avultados investimentos em defesa à competitividade económica e a descarbonização, não há surpresas. Mas, como já é hábito, a UE será surpreendida por crises que não estavam no bingo geopolítico para 2025. Convém pensar nelas mesmo que muitas levantem mais questões do que respostas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro