Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
24 de maio de 2024 às 07:00

A Senhora (Europa) que se segue?

À medida que o Parlamento Europeu se fragmenta politicamente e se move mais para a direita, qualquer candidato a presidente da Comissão terá mais dificuldade em ser eleito porque não pode prometer tudo a todos em troca de votos.

Visto de Bruxelas,Ursula von der Leyené a grande favorita para um novo mandato na Comissão Europeia. Mas, a atual chefe do executivo europeu, mesmo com uma vitória da sua família política, o Partido Popular Europeu, nas europeias de 6 a 9 de junho, pode tornar-se no maior obstáculo à sua própria recondução. Apesar deespeculações recentessobre outras alternativas e candidatos, a possibilidade da política alemã vir a serpropostapelos líderes da UE e depois escolhida por uma maioria absoluta dos eurodeputados (360+1) continua a ser o cenário mais plausível.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.